São Paulo, quarta-feira, 3 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Máquina digital tem mecanismos que ajustam a impressão da foto

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A câmera Nikon E-2/Fujix DS-505 (em torno US$ 15 mil, nos EUA) é o equipamento digital lançado pelas indústrias japonesas Nikon e Fuji.
Utiliza um cartão (padrão PCMCIA, como o usado em microcomputadores portáteis), que é colocado na parte posterior do equipamento.
O cartão possui 15 Mbytes de capacidade, equivalente a cerca de treze disquetes comuns, e pode armazenar entre cinco e 84 imagens.
A foto digital tem resolução de 1,3 milhão de pixels (pontos que formam a imagem), ideal para fotojornalismo, catálogos etc.
A câmera é do tipo reflex e utiliza as objetivas da Nikon. Tem modos de exposição programada e manual.
O foco é automático e as velocidades variam entre 1/2.000 avos de segundo e meio segundo.
O microprocessador do equipamento possui um mecanismo, que controla a exposição e ajusta as aberturas da máquina entre f/6.7 e f/38.
A objetiva escolhida adapta-se automaticamente à abertura f/6.7, que oferece nitidez e ampla luminosidade.
Por isso, o resultado da impressão ganha a qualidade de uma foto tirada com filme 35 mm, com sensibilidade de ISO 800 (os filmes comuns têm ISO 100).
Instalado em um computador do tipo PC, as imagens do cartão podem ser manipuladas e tratadas com programas como ``Adobe Photoshop", impressas e transmitidas.

PARA SABER MAIS
FUJI DO BRASIL: tel. (011) 536-499

Texto Anterior: Câmera compacta permite panorâmicas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.