São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Para onde foram os pumas?

BILL PITZER

O chamado leão da montanha, um animal furtivo, foi empurrado para as regiões mais remotas da América do Norte. No entanto, nenhum outro mamífero do Novo Mundo tem um habitat tão amplo, que vai desde o Yukon, no território canadense, até vastos territórios na América do Sul.
Gerações de caçadores deram ao leão da montanha diferentes nomes: puma, pantera, leopardo, gato montanhês e outros. Leis estabelecidas pelas autoridades norte-americanas, a fim de preservar a espécie, permitiram ao leão da montanha fazer um assombroso retorno, repovoando antigos habitats no oeste dos Estados Unidos. Os pumas são ``máquinas assassinas", superando em destreza a maioria dos carnívoros. Seus dentes, garras, velocidade e sigilo permitiram capturar presas e devorar carne fresca com um mínimo gasto físico. Investigações científicas recentes dissiparam mitos que justificavam sua erradicação: a de que os pumas são capazes de ``se apoderar" de regiões rurais, e de que põem em perigo as manadas de cervos e de alces.

Texto Anterior: Vírus não são seres vivos e podem ter diferentes formas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.