São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Daniel Leal Werneck

Belo Horizonte, MG
Foi com muita alegria que descobri que pelo menos o pessoal do Folhateen se importa com cem anos dos quadrinhos. Como sempre, ele foi ofuscado por seu irmão cinema e passou em branco seu centenário... Mas mesmo assim percebi diversos erros:
1-``Super-Homem é um nativo do planeta Kripton que vem para a Terra depois da explosão do seu planeta" -se ele saiu depois da explosão deve ter se machucado bastante...; 2- Batman, criado em 1939 por Bob Kane..." -quem fez 99% do trabalho foi Bill Finger. Ele modificou quase toda a concepção original de Kane...; 3- Super-Homem ganhou sua primeira versão cinematográfica em 1978 -nos anos 40, foi feito um seriado... Do Batman também; 4- Um ano depois, em 1939, a ``Detective Comics" (sigla que deu o nome a uma das maiores editoras daquele país, a DC) deu o troco: surgia o Batman. Tanto Super-Homem quanto o Batman eram (e são) publicadas pela DC, que na época se chamava National Periodics. Devido ao sucesso do Super-Homem, a National pediu a Bob Kane que criasse outro herói; 5- ``Metal Hurlant" (``Heavy Metal"). Foi na ``Heavy Metal" que nomes como o de Jean ``Moebius" Giraud apareceram -``Heavy Metal" é o nome da equivalente americana ``Metal Hurlant". Na Alemanha houve o mesmo (mas o nome em alemão me foge agora...). Portanto, Moebius surgiu na ``Metal Hurlant"...; 6- Nos anos 80 os americanos criaram a graphic novel -em 1976, Will Eisner criou a graphic novel para ``enganar" o editor que não gostava de quadrinhos... Bem, fora esses ``errinhos" a reportagem estava muito boa. Obrigada folhateeners, por se lembrarem de nós.
Daniel, em primeiro lugar, valeu pela carta e pelo elogio. Em segundo, valeu por apontar incorreções na reportagem. Mil desculpas por termos pisado na bola: 1- O Super-Homem, na verdade, saiu de Kripton momentos antes da explosão. Ainda bem!; 2- O Bill Finger foi quem ``cuidou" do Batman. Mas, a fama de criador ficou mesmo com Kane; 3- Houve mesmo uma versão cinematográfica de Super-Homem e Batman, na década de 40; 4- A reportagem não diz que o Super e o Batman eram de editoras diferentes. Criaram a revista Batman para competir com Super-Homem; 5- Usamos só ``Heavy Metal", porque no Brasil, se usa esse nome para as versões européias também. Mas, o Moebius não é americano; 6- O formato graphic novel, surgiu até antes de Bill Eisner. Mas o termo só pegou com os americanos, por isso adotamos os anos 80. A reportagem tem mais um problema: o personagem ``Sandman" não é publicado na revista ``Vertigo". Ele é publicado na ``Sandmam" mesmo da Globo/Devir. A ``Vertigo" traz ``Sandman Mistery Theater", que é da Abril. Mais uma vez, sorry, pelas pisadas. Escreva mais.

Ellen Gonçalves, 15
Brasília
Todas as segundas-feiras, leio o Folhateen e acho um jornal superlegal. Gostaria que vocês lembrassem que, no dia 11 de maio, faz 14 anos que Bob Marley morreu. O nosso profeta rasta, que já foi chamado de superastro do Terceiro Mundo. A carreira de Bob foi construída em 20 anos. Mas, lamentavelmente, foi diagnosticado um câncer em Bob, e, em 11 de maio de 1981, ele morreu, mas continua vivo em nossa memória.
Ellen, mesmo com alguns dias de atraso, aí vai a homenagem do Folhateen ao Bob Marley. ``Everything is gonna be alrigth, everything is gonna be alright..."

Escreva para o Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP. CEP 01202-900. Não se esqueça de colocar seu nome completo, idade, endereço e telefone.

Texto Anterior: Mostra reúne zines em Osasco
Próximo Texto: Incesto não é uma relação normal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.