São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes de Cannes chegam logo ao Brasil

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

``A Cidade das Crianças Perdidas", de Jeunet e Caro, abre amanhã o 48º Festival Internacional de Cinema de Cannes.
Mais de metade (13 de 24) dos concorrentes à Palma de Ouro têm distribuição assegurada no Brasil. Dentre os favoritos, apenas ``Underground" de Emir Kusturica está ainda indefinido.
A Columbia-TriStar traz ``Além de Rangoon" de John Boorman, ``Ed Wood" de Tim Burton, ``Jefferson em Paris" de James Ivory e ``Terra e Liberdade" de Ken Loach, além do filme de encerramento (``The Quick and The Dead" de Sam Raimi) e do novo filme de Robert ``El Mariachi" Rodrigues: ``Desesperado".
A Look Filmes apostou em ``O Olhar de Ulisses" do grego Theo Angelopoulos (``Paisagem na Neblina") e na primeira produção americana de Terence Davies (``O Fim do Longo Dia"), ``A Bíblia de Neon".
A Top Tape garantiu dois pesos pesados na disputa: ``Homem Morto" de Jim Jarmusch e ``A Tríade de Shanghai" do chinês Zhang Yimou -além do novo Wenders, ``Uma Estória de Lisboa", selecionado na mostra paralela ``Um Certo Olhar".
Mesmo o filme da abertura, assinado pela dupla de ``Delicatessen", teve seus direitos adquiridos pela Lumière, que acertou ainda ``O Convento", do português Manoel de Oliveira.
Já a Flash Star lança no segundo semestre ``Carrington", que marca a estréia na direção do dramaturgo Christopher Hampton. Por sua vez, a Paris Filmes torce pelo "azarão" nas indicações do Oscar deste ano, ``As Loucuras do Rei George", de Nicholas Hytner.
A Rede Manchete exibe a partir de setembro a telessérie ``O Século do Cinema"(The Century of Cinema), produzida pelo British Film Institute (BFI). O último festival de Berlim a estreou, exibindo o episódio alemão de Edgar Reitz (``A Noite dos Cineastas"). Cannes apresenta sete outros capítulos.
A honra da abertura cabe a ``O Cinema das Lágrimas", homenagem ao melodrama latino-americano pelo brasileiro Nélson Pereira dos Santos. Vão se seguir as visões da história do cinema americano por Martin Scorsese, britânico por Stephen Frears, francês por Jean-Luc Godard e Anne-Marie Mieville, japonês por Nagisa Oshima, coreano por Jang Sun Woo e neozelandês por Sam Neill.
Ficarão faltando dez outros capítulos, ainda em produção, entre os quais os assinados por Krzysztof Kieslowski, Bernardo Bertolucci e George Miller.

LEIA MAIS
sobre o Festival de Cannes à pág. 5-10

Texto Anterior: Cinzas de Cobain serão enterradas em Seattle ; Morre aos 48 cantora italiana Mia Martini ; Atriz é desfigurada por erro de maquiagem ; Escultor Rodrigo Arenas morre na Colômbia
Próximo Texto: Denoy de Oliveira termina filmagens de 'A Grande Noitada' na Vera Cruz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.