São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraíba registra mais 19 casos confirmados de cólera e 11 suspeitos

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

Depois de quatro meses, a Paraíba voltou a ter casos de cólera. O presidente da Comissão Estadual de Prevenção e Combate ao Cólera, Romildo Domingues de Melo, disse ontem que há 19 casos confirmados da doença nos municípios de Itabaiana e Salgado de São Félix, na região do Baixo Paraíba.
Segundo Melo, outros 11 casos suspeitos estão sendo analisados nos municípios de Pilar e Pedras de Fogo. Nove pessoas estavam internadas ontem em Itabaiana (63 km ao sul de João Pessoa) e Salgado de São Félix com sintomas do cólera.
Entre janeiro e abril deste ano a Secretaria da Saúde tinha confirmado dois casos: um em Campina Grande e outro em Livramento.
O principal sintoma da doença é a diarréia. Melo disse ter mandado reativar as UTC's (Unidade de Tratamento de Cólera) dos municípios afetados pela doença.
Segundo ele, o vibrião colérico está atacando em razão de chuvas recentes na região.
Ele afirmou que a pouca água e de má qualidade consumida pela população estaria contaminada. As chuvas teriam espalhado o vibrião dos poços e esgotos contaminados.
Amostras de água serão colhidas esta semana para exames. Uma equipe da Secretaria da Saúde está orientando a população a consumir água tratada com hipoclorito de cálcio ou sódio.
Hipoclorito é uma substância química que mata o vibrião colérico.

Texto Anterior: PM encontra menino de 3 dias em lixo na Lapa
Próximo Texto: Começa ciclo de debates sobre escolha da profissão no auditório da Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.