São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola mineira funciona dentro de vagão de trem

DA AGÊNCIA FOLHA, EM JUIZ DE FORA

Um velho vagão inglês da década de 20 -totalmente recuperado- funciona como escola municipal em Juiz de Fora (MG).
Dezesseis alunos estudam na Escola Anexa Cândido Tostes, de primeiro grau, instalada no interior do vagão.
O vagão-escola, como é chamado, está na fazenda Santa Cruz, no distrito de Salvaterra, a 13 km do centro da cidade.
A escola foi criada para atender filhos de colonos e fazendeiros da região que na década de 70 ficaram sem estudar devido ao fechamento da escola João Gualberto.
A idéia de transformar vagões em salas de aula surgiu na segunda gestão do ex-presidente Itamar Franco na Prefeitura de Juiz de Fora (73-74).
A secretária municipal de Educação à época, Ruth Hargreaves -hoje assessora de Itamar-, foi quem enviou em 1973 à RFFSA (Rede Ferroviária Federal) o pedido de doação de cinco carros de passageiros para fins escolares.
A resposta da RFFSA veio quatro anos depois. A estatal informou que não poderia ceder, mas venderia um vagão como sucata.
A prefeitura não tinha condições de comprar a unidade. O fazendeiro Celso Juarez de Lacerda propôs bancar a operação desde que o vagão fosse instalado em sua fazenda para atender crianças da região que estavam sem escola.
Na compra e reforma do vagão, Lacerda gastou o equivalente hoje a US$ 1.500. Em novembro de 78, houve a inauguração.
Lacerda reproduziu uma plataforma para abrigar o vagão, instalado sobre um pequeno trecho de trilhos, operação que levou uma semana para ser realizada.
A Secretaria Municipal de Educação é responsável por ministrar as aulas. A turma de 16 alunos tem três estudantes na primeira série, seis na segunda, três na terceira e quatro na quarta. Eles têm aulas juntos das 7h às 11h.

Texto Anterior: PM é ferido em tiroteio
Próximo Texto: Fabricante de armas faz reforma em delegacia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.