São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONDO CANNES

DO ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Vinheta - Um delicioso curta-metragem com montagem de filmes clássicos precedeu ontem a sessão de abertura. ``Prelúdios: Maestros" reuniu cinco momentos célebres de regência de orquestras. Os irmãos Marx, Rex Harrison, Louis de Funé, Cary Grant e Jean-Louis Barrault foram os protagonistas. O complemento foi muito mais aplaudido que o filme principal.

Cartaz - Raras vezes Cannes cedeu tanto ao kitsch quanto na figura do pôster deste ano. No pior estilo ``new wave", um facho de luz desce dos céus ao mar, abrindo uma tela com cenas clássicas (``...E o Vento Levou", ``Napoleão", ``O Encouraçado Potemkin", o de sempre). Das imagens, sai engatinhando um bebêzinho. O autor é o polonês Horowitz.

Exposições - Duas deslumbrantes exposições fotográficas da Fundação Kobal celebram o centenário: ``A Grande Parada" enfeita a sala principal do Palácio dos Festivais, ficando no lobby ``Eles Teriam Cem Anos", dedicada a figuras tão velhas como o cinema como Marcel Pagnol, Buster Keaton, Busby Berkeley e o ultrafestejado John Ford.

Mercado - Uma pesquisa da ``Screen Internacional" revelou ontem que os os filmes para criança e os filmes de época foram as produções que mais aumentaram em número no mercado de Canens deste ano, dobrando sua presença. Em números absolutos, o drama é o gênero mais bem representado (293 títulos), seguido pelos thrillers (208) e filmes de aventura (200).

Mercado 2 - O Grupo Novo de Cinema e TV repete a bem sucedida experiência no mercado de Berlim e participa do de Cannes, com um estande conjunto aos dos outros produtores latino-americanos. Sete títulos nacionais recentes serão exibidos, entre os quais ``Carlota Joaquina", ``Veja Esta Canção" e ``Lamarca".

Centenário 1 - A ``Screen International" aproveita o festival para celebrar o centenário do cinema numa série de artigos diários, que trazem uma breve cronologia e uma lista de filmes favoritos. Ridley Scott (``Alien") não pestanejou e votou ontem em ``Gilda".

Centenário 2 - O número especial sobre Cannes da revista francesa ``Cahiers du Cinéma" dedica seu principal dossiê à telessérie da BBC que passa a partir de amanhã como evento especial. Ao filme de abertura, ``O Cinema das Lágrimas", de Nelson Pereira dos Santos, Sylvie Pierre dedica cinco páginas.

Texto Anterior: Questão ética tira jurada
Próximo Texto: Liberdade é trato com a verdade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.