São Paulo, sábado, 20 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emenda da reeleição pode excluir FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A proposta de emenda constitucional que prevê a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso e dos atuais governadores vai ser modificada.
O deputado João Almeida (PMDB-BA) defende a adoção da medida somente para os eleitos em 1998, quando serão realizadas eleições presidenciais.
``Seria casuístico fazer valer a reeleição para os atuais detentores de cargos no Executivo", argumenta Almeida, que é relator da Comissão Especial de Reforma Política e Eleitoral da Câmara. ``O eleitor não votou neles sabendo da possibilidade da reeleição", diz.
O projeto, que teve sua admissibilidade (aceitação de tramitação no Congresso) aprovada na semana passada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, é de autoria do deputado Mendonça Filho (PFL-PE).
A proposta de alteração da emenda para garantir a reeleição apenas em 98 é apoiada por parlamentares da oposição e tem a simpatia de alguns ministros de FHC, que justificam sua posição alegando razões éticas. Oficialmente, o Planalto não apóia a iniciativa.
Mendonça Filho vem promovendo encontros com governadores para reforçar a articulação em favor da reeleição de FHC, que também os beneficiaria.

Texto Anterior: Brizola ataca reforma em carta a tucano
Próximo Texto: Esca é afastada de projeto de militares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.