São Paulo, sábado, 20 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

50% dos estabelecimentos já fizeram reformas

ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

As blitze que a Prefeitura de São Paulo vem fazendo nos principais restaurantes da cidade estão obrigando os donos dos estabelecimentos a adotarem novos padrões de higiene.
Só este ano, 1.213 locais foram multados e 63 chegaram a ser interditados pela Secretaria Municipal do Abastecimento (Semab).
O diretor da Divisão Municipal de Alimentos da Semab, Luiz Antonio Colombo, acredita que pelo menos 50% dos restaurantes já fizeram as mudanças exigidas.
Para pressionar os demais, estão sendo feitas visitas a cada 25 dias.
Depois das cinco multas que recebeu, o La Tambouille, no Jardim Paulista (zona oeste), comprou freezer novo para melhorar o acondicionamento de alimentos.
O Munique, do Center Norte, que teve interdições em dezembro e esta semana, já providenciou novos freezeres, recipiente especial para armazenar batatas não lavadas e telas nas janelas.
``Não conheço as regras. Depois da última interdição, descobri uma empresa que dá assessoria aos restaurantes sobre normas higiênicas e já a contratei para dar aulas para os meus garçons", disse o proprietário Arno Van Emck, 35.
Segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, Nelson de Abreu Pinto, os proprietários dos restaurantes não têm conhecimento do Código Sanitário Municipal (leia texto abaixo).
Na última semana, a Folha visitou seis restaurantes que haviam sido fechados ou interditados pela prefeitura este ano.
Cinco deles -Marquês de Marialva, Churrascaria Bela Rio, Munique, Viena e Pizza Hut- realizaram as reformas pedidas e estão se adaptando. O outro, o restaurante O Profeta, em Moema (zona sul), segundo colocado em número de multas, não permitiu a entrada da reportagem em sua cozinha.

Texto Anterior: Promotor quer pena de até 40 anos para jovem; O NÚMERO; Apartamentos de Projeto Cingapura são entregues; 38 presos fogem de DP na zona leste de SP; Acidente fecha Dutra e congestiona 2 km
Próximo Texto: Sindicato quer fazer acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.