São Paulo, sábado, 20 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo irlandês boicota conferência nos EUA

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

O líder do UUP (Partido Unionista do Ulster), da Irlanda do Norte, James Molyneaux, decidiu ontem não participar da conferência sobre investimentos na região marcada para a próxima semana em Washington (EUA), com a presença do presidente norte-americano, Bill Clinton.
A decisão foi uma reação ao anúncio feito pelo ministro britânico para a Irlanda do Norte, Sir Patrick Mayhew, de que vai encontrar-se informalmente durante o evento com o líder do separatista Sinn Fein, Gerry Adams.
Durante o encontro, o ministro britânico deverá pressionar Gerry Adams para que o IRA (Exército Republicano Irlandês) inicie a entrega de suas armas. O Sinn Fein é o braço político do IRA.
Esta foi a condição estabelecida por Londres para que o Sinn Fein possa participar de negociações sobre o futuro da Irlanda do Norte com o alto escalão do governo britânico. A próxima reunião sobre o assunto ocorre na quarta-feira.

Texto Anterior: Preso nos EUA maior devedor alemão
Próximo Texto: Atirador mata um e fere cinco no sul da França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.