São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fry antecipou personagem

DA REDAÇÃO

Varian Fry atuou antes do industrial alemão Oskar Schindler (1908-1974) na tentativa de salvar judeus do extermínio nazista.
Schindler ficou famoso com o filme de Steven Spielberg, ``A Lista de Schindler", ganhador de sete prêmios Oscar.
O industrial salvou mais de 1.100 judeus poloneses do extermínio em campos de concentração nazistas.
Antes disso, Schindler tinha feito parte do Partido Nazista e enriquecido com uma fábrica de esmaltados operada por judeus do gueto da Cracóvia (Polônia).
Schindler mudou-se para a América do Sul em 1949 e voltou para a Alemanha em 1957. O industrial viveu até sua morte sustentado por contribuições de judeus.
Outras pessoas menos famosas também ajudaram na libertação de judeus.
Sempo Sugihara, diplomata japonês na Lituânia, conseguiu em 1940 vistos de trânsito que tiraram mais de 6.000 judeus da Europa.
Um diplomata sueco em Budapeste, Raoul Wallenberg, emitiu milhares de passaportes para judeus húngaros e persuadiu os nazistas a cancelar o extermínio de 70 mil judeus da cidade.
Wallenberg foi preso pelo exército russo em 1945 e nunca mais foi visto.
O capitão holandês John Henry Weidner estabeleceu duas redes para salvar judeus do nazismo, uma a partir da França, outra da Holanda.

Texto Anterior: Americano foi 'Schindler' dos intelectuais
Próximo Texto: Idade e saúde preocupavam refugiados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.