São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Manuscritos do mar Morto podem ser mais antigos que Jesus Cristo

DA REDAÇÃO

Testes com carbono-14, realizados pela Universidade de Arizona (EUA), concluíram que os manuscritos do mar Morto podem ser mais antigos que Cristo, de acordo com um artigo publicado pelo jornal "The New York Times", dos Estados Unidos.
É a segunda vez que fragmentos dos manuscritos -descobertos em 1947, perto do mar Morto- são submetidos a testes de carbono-14.
O elemento determina a idade do material através de variações em sua carga radioativa.
Na primeira tentativa, há cinco anos, os testes foram feitos por um laboratório em Zurique (Suíça), que determinou que a origem do material estaria entre o século 2 a.C. e o século 1 d.C.
Muitos pesquisadores discordaram dessa data na época, porque apenas cinco dos cerca de 800 manuscritos tinham sido datados.
Mas as novas datações, de acordo com o jornal, confirmam as conclusões de Zurique.
Entre o material enviado para os EUA, estão outros fragmentos de manuscritos que se referem à revolta dos judeus, no século 2 d.C. Os testes com o carbono-14 confirmaram a data.
Mas, segundo o diário nova-iorquino, as discussões sobre a idade dos manuscritos devem continuar, porque as últimas datações oferecem apenas 68% de chance de estarem corretas.

Texto Anterior: Pernambuco se prepara contra epidemia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.