São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alpinista do Paraná chega ao topo do monte Everest

Waldemar Niclevicz é o 1º brasileiro a conseguir a façanha

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O alpinista paranaense Waldemar Niclevicz, 29, conseguiu escalar o monte Everest, o pico mais alto do mundo, com 8.848 metros, no Nepal (Ásia), conforme ele relatou por telefone à sua família em Curitiba (PR). Ele é o primeiro brasileiro a chegar ao topo do Everest, pertencente à cordilheira do Himalaia.
O pai do alpinista, Mariano Niclevicz, 63, disse à Agência Folha que o filho relatou o feito no domingo retrasado, quando já estava descendo o Everest.
``No domingo passado, ele falou com a gente mais ou menos um minuto. Disse que tinha conseguido chegar ao topo e estava bem de saúde", declarou o pai. Segundo ele, a equipe de apoio contava até com um helicóptero.
O pai afirmou que Waldemar viajou em março para a Ásia a convite de alpinistas da Escócia. O retorno para o Brasil está marcado para 8 de junho.
Waldemar é autor do livro ``Tudo pelo Everest", que conta sua expedição anterior à montanha, em 1991, quando teria ficado a cerca de 300 metros do pico do Everest.
Waldemar já escalou a maioria dos picos mais altos da América Latina e atualmente trabalha como guia em excursões a montanhas, segundo o pai.

Texto Anterior: 'Só me restou a roupa do corpo'
Próximo Texto: Emílio Ribas lança serviço domiciliar para doentes de Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.