São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preso apanha e é humilhado por policiais em DP

LUCIANA DUTRA
DO NP

Soldados da PM (Polícia Militar) e policiais civis do 34º Distrito Policial, na Vila Sônia (zona oeste de São Paulo), foram flagrados ontem pela reportagem do NP espancando um detento que tentava fugir da cadeia.
``Se houve excesso, a PM vai apurar e punir", disse o coronel Roberto Lemes, diretor de Comunicação Social da Polícia Militar.
Carlos Cerqueira, da Delegacia Geral da Polícia Civil, disse que vai tomar providências assim que houver denúncia sobre o caso.
Márcio Aparecido dos Santos, 21, foi flagrado quando tentava escapar por um túnel, descoberto momentos antes pelos policiais.
Santos levou socos, chutes e coronhadas. Também foi obrigado pelos policiais a ficar nu, tomar um banho frio e ameaçado de levar choques elétricos.
A reportagem presenciou a delegada Marina Carreira ordenando aos policiais: ``Desce o pau nele. Fugitivo tem que apanhar".
Segundo Márcio, ele e outros 19 detentos cavaram um túnel com saída no pátio do DP.
O túnel, que começou a ser cavado na quinta-feira, foi descoberto pela polícia às 3h de ontem. Os policiais ficaram aguardando o início da fuga.
Por volta das 4h, Santos saiu pelo túnel com uma trouxa de roupa e foi surpreendido pelos policiais, que o espancaram.
Santos disse que havia sido preso sob acusação de roubo, furto e porte de entorpecentes. Ele seria transferido para outro DP, segundo a delegada.
Depois do episódio, os 105 presos foram distribuídos por três celas. Outras duas celas existentes no DP foram interditadas.

Texto Anterior: Professor da USP estuda propostas de Plano Diretor dos anos 70 e 80
Próximo Texto: Comerciante é acusado de mandar matar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.