São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário nomeia novo diretor para a DAS

SERGIO TORRES

SERGIO TORRES; CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

A suspeita de que policiais da DAS (Divisão Anti-Sequestros) estariam envolvidos em sequestros levou o secretário estadual de Segurança Pública, general Nilton Cerqueira, a convidar o delegado Hélio Luz para ocupar a direção do órgão.
Cerqueira e Luz se reuniram ontem à tarde na secretaria. A nomeação de Luz para o cargo chegou a ser redigida para publicação no DO (Diário Oficial) do Estado. Até as 19h a reunião continuava.
Luz, 48, chefiou o Departamento Geral de Polícia da Baixada em 1991. Ele se afastou do cargo após acusar delegados de envolvimento com criminosos.
Luz colaborou com o programa de segurança da candidatura Jorge Bittar (PT) ao governo do Estado em 1990. Ele não é filiado ao partido, mas diz votar, desde 1980, em todos os seus candidatos.
Outro policial afastado na época deve voltar à cúpula da polícia. É o delegado aposentado Luiz Gonzaga Costa, que trabalhou como corregedor em 1991.
Costa foi demitido após acusar policiais ligados ao então secretário de Polícia Civil, Nilo Batista, de participarem de extorsões.
Após se reunir com o secretário, Costa deixou a secretaria sem dizer para qual função foi convidado.
O governador Marcello Alencar (PSDB) chegou a anunciar a desativação da DAS, o que fez o então secretário Euclimar da Silva pedir demissão, há dez dias.
A DAS não será mais extinta. O atual diretor é o delegado Ícaro da Silva, que, às 18h de ontem, disse desconhecer sua substituição por Hélio Luz.
``Continuo na DAS como sempre", afirmou ele à Folha.
O delegado disse também estar investigando a utilização de um carro da DAS no sequestro da estudante Paula David Zamboni.
Paula, sequestrada em Além Paraíba (MG), teria sido transportada no porta-malas de um carro da divisão. Entre os sequestradores estavam cinco policiais cariocas -um deles lotado na DAS.

Texto Anterior: Ação foi planejada há 2 meses
Próximo Texto: ISTO É NILTON CERQUEIRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.