São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC diz que acaba com indexação este ano

JOÃO BATISTA NATALI
ENVIADO ESPECIAL A APUCARANA (PR)

O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que ainda este ano adotará ``um conjunto de mudanças" que acabará com a indexação da economia.
Ele não deu maiores detalhes. Não disse, por exemplo, quais serão os novos critérios para reajustar salários -por enquanto baseados no IPC-R- ou para remunerar a caderneta de poupança.
Limitou-se a afirmar que ``os técnicos (do governo) dirão de que forma, quando e como" a indexação deverá ser extinta.
O presidente assumiu o compromisso em discurso de 14 minutos, feito de improviso ontem de manhã em Apucarana (PR) -325 km a noroeste de Curitiba- onde participou da inauguração de um projeto de colonização rural.
A indexação é um mecanismo que permite repassar para salários, preços de produtos e serviços a porcentagem da inflação medida em determinado período.
FHC e sua equipe criticam há tempos a correção monetária por considerarem que ela, ao tentar evitar as perdas provocadas pela inflação, acaba realimentando a espiral inflacionária.
O assunto foi evocado ontem pelo presidente da República após abordar, em seu discurso, a adoção de novos critérios para o financiamento da produção agrícola.
``Nós vamos partir agora esse ano, no segundo ano do Plano Real, para um conjunto de mudanças que vão progressivamente acabar com esses indicadores que prefixam tudo e atam toda a economia numa espiral que leva à inflação e a juros crescentes", afirmou.
``Para isso, prosseguiu, vamos ter que desindexar", o que ``faremos com o sentido de toda a responsabilidade".
Disse que os juros mais baixos que os praticados pelos bancos, a partir de agora à disposição dos produtores rurais, foram ``um sinal" e uma ``aposta" de que a inflação continuará sob controle.
``É um passo possível. Se outros forem possíveis eu darei", concluiu o presidente, aplaudido por cerca de 700 pessoas que participavam da cerimônia que ele presidiu.

Texto Anterior: Falta de gás atinge creche em São Paulo
Próximo Texto: Lucena pede demissão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.