São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
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Shopping de descontos abre na 2ª feira

DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo ganhará na próxima segunda-feira um novo shopping de descontos na avenida Paulista: o Stand Center.
No final da tarde do dia 29, um helicóptero vai despejar 10 toneladas de pétalas de rosas sobre a avenida para anunciar a inauguração.
Duzentos estandes ocuparão dois andares do prédio no número 1.114 da Paulista, espaço onde antes ficavam agências do Banco do Brasil e do Banco della Província de Buenos Aires.
A maioria das estandes será de lojas de fábricas e importadoras. O que, segundo a proprietária do Stand Center, Yamin Chiang, 32, proporcionará preços de 30% a 50% mais baixos do que nos shoppings convencionais.
Entre as 180 lojas que até a última sexta-feira já haviam reservado um espaço, estão a Hi-Fi (CDs e discos), a Tip Top (roupas infantis) e a Willage (calçados).
As mercadorias do Stand Center serão, basicamente, roupas, eletrônicos e brinquedos. O shopping terá também uma praça de alimentação com 16 fast-foods e mesas com capacidade para 50 pessoas.
Yamin não revela quanto investiu, mas espera faturar US$ 7 milhões em um ano, só com o Stand Center.
``A meta é abrir mais 20 shoppings de descontos na Grande São Paulo no próximos cinco anos", afirma a proprietária.
Ela e o irmão, Edson Chiang, 22, já são donos de um shopping de descontos na avenida Jabaquara (zona sul), que tem 50 estandes e fatura US$ 1,5 milhão por ano.
Segundo Yamin, a grande vantagem de um shopping de descontos é que o comerciante paga apenas pelo aluguel do ponto. No caso do Stand Center, R$ 200 o metro quadrado. Cada estande terá uma área entre 7 m2 e 20 m2.
Nesse tipo de shopping não se paga pela compra do ponto (as chamadas ``luvas"). ``Mas exigimos qualidade dos produtos", afirma Yamin.
Ela conta que cada comerciante interessado em abrir um estande tem antes de apresentar sua mercadoria para uma avaliação. ``Se o produto for de má qualidade, nós barramos."
Yamin diz que os contratos de aluguel serão só de um mês, com possibilidade de renovação.
Só para comparar, alguém que queira abrir uma loja de 20 m2 no Shopping Center Norte pagará R$ 140 mil só de luvas.
O Stand Center não terá estacionamento para clientes, apenas para os lojistas.
Na avenida Paulista, por um período de seis horas paga-se, em média, R$ 10 para parar o carro num estacionamento.

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