São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pearl Jam musica poemas

DA REPORTAGEM LOCAL

O filme pode não ser lá essas coisas, mas a trilha de ``The Basketball Diaries", inédito no Brasil, acerta bastante. Como outras trilhas recentes que fizeram sucesso, o CD traz excertos do texto do filme (leia quadro ao lado).
Aqui, é o próprio escritor Jim Carrol que declama trechos de suas crônicas, nas quais foi baseado o roteiro. Em algumas faixas, Pearl Jam (``Catholic Boy") e Graeme Revell (``Devi's Toe", ``I'm Alone" e ``It's Been Hard") musicam poemas de Carrol, também personagem do filme.
Apesar de não ser uma trilha de época, ``The Basketball Diaries" -que se passa entre 63 e 69- tem um inegável sabor retrô. Desde o ``bubblegum" apimentado de Rockers HiFi (``What a Life") até o apelo clássico do Soundgarden (``Blind Dogs"), a tentativa é de reunir algo como rocks e baladas atemporais.
A empreitada pode parecer duvidosa, mas até que as escorregadas são poucas.
Melancolia e microfonia, uma dupla que parecia sepultada desde o Jesus & Mary Chain, comparece aqui em duas das melhores faixas do CD: P.J. Harvey em ``Down By the Water", com uma belíssima letra, e The Posies em ```Coming Right Along". Massive International Complication recicla a psicodelia depressiva do começo do Pink Floyd ainda com Syd Barrett em ``Strawberry Wine".
Curiosidade: Flea, baixista dos Red Hot Chili Peppers, não faz feio como compositor. E Jim Carrol, ao que parece um homem de mil instrumentos, à frente de sua banda comete um rock sabor Gang of Four até que bem decente.

Disco: Tha Basketball Diaries
Lançamento: Island
Preço: R$ 25 (o CD importado, em média)

Texto Anterior: Música e cinema comemoram parceria
Próximo Texto: DIÁLOGOS MEMORÁVEIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.