São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Refém narra a captura

DA "REUTER"

Um dos observadores militares da ONU em Pale descreveu, por rádio, sua captura e a de dois outros colegas por forças sérvias bósnias ontem pela manhã.
A gravação foi feita por militares da ONU em Sarajevo, logo depois do segundo ataque da Otan contra estoques de munição sérvia em Pale, entre as 11h (6h em Brasília) e a tarde.
"Fique sabendo que a situação é muito tensa aqui", disse o escudo humano antes de ser preso. "Nós estamos parados junto ao portão principal (do comando sérvio)".
A mesma voz diz, a seguir: "Saibam que agora estamos algemados dentro de um carro. Imobilizados aqui dentro. Você pode confirmar que não haverá mais bombardeios hoje?", disse. "Nós fomos avisados que morreremos quando a próxima bomba cair".
A transmissão então é interrompida por um homem que fala em inglês e se identifica como soldado sérvio bósnio. "Três observadores estão agora ao lado do depósito. Qualquer bombardeio, eles serão os primeiros a morrer. Entendido?"

Texto Anterior: Soldados da ONU viram escudos humanos
Próximo Texto: Origem de aviões gera polêmica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.