São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo vai propor no Senado volta do IPMF

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A volta do IPMF (imposto sobre cheques) será proposta oficialmente no Senado com o apoio de líderes governistas. O imposto serviria para resgatar títulos e abater a dívida interna da União.
Os líderes do governo, Élcio Álvares (PFL-ES), e do PSDB, Sérgio Machado (CE), defenderam projeto de emenda constitucional do senador Vilson Kleinubing (PFL-SC) para ressuscitar o IPMF.
Mas, em vez de cobrir gastos dos hospitais, como defende o ministro da Saúde, Adib Jatene, ou financiar empréstimos ao setor agrícola, os líderes investem agora em usar a arrecadação do imposto para reduzir a dívida pública.
Segundo a proposta de Kleinubing, o IPMF seria cobrado temporariamente -por quatro anos ou até que a dívida da União fosse reduzida à metade, atingindo um patamar de 5% do PIB (Produto Interno Bruto).

Texto Anterior: Ruralistas e governo não chegam a acordo
Próximo Texto: Grupo vai combater trabalho escravo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.