São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cigarro causa 3 milhões de mortes por ano

DA REPORTAGEM LOCAL

A cada 10 segundos, uma pessoa morre no mundo em decorrência do fumo. São 3 milhões de mortes por ano provocadas por doenças causadas pelo cigarro. Essas mortes representam gastos anuais de 200 bilhões de dólares.
Os dados constam de um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que promove hoje a 8ª edição do ``Dia Internacional Sem Fumo".
O tema da campanha este ano é ``Fumar custa mais do que você pensa". A OMS recomenda que os fumantes passem o dia de hoje sem fumar: ``sinta a diferença ao respirar um ar mais puro", diz o slogan da campanha.
Os fumantes são 40% da população mundial. Só no Brasil, são 30 milhões de pessoas.
Segundo a médica Jaqueline Scholz, 30, colaboradora da OMS no programa ``Saúde ou Tabaco", apenas 10% dos fumantes conseguem abandonar o vício sem auxílio de tratamento médico.
Com a terapia de reposição da nicotina (por meio de balas ou adesivos aplicados no corpo), a porcentagem sobe para 40%.
``Entre os pacientes que já tiveram alguma doença relacionada com o fumo, a eficácia desse tipo de tratamento passa para 80% dos casos", diz.
Ela trabalha no tratamento de 170 fumantes no serviço de prevenção do Incor (Instituto do Coração), em São Paulo.
``Há 40 anos se sabe que o cigarro faz mal, que provoca câncer de pulmão e problemas cardiológicos, mesmo assim há uma forte resistência no combate a esse vício", diz.
O cigarro também favorece o surgimento de asma e alergia em fumantes e às pessoas expostas à fumaça dos cigarros.
Mulheres grávidas que fumam têm maior risco de aborto espontâneo e os bebês são mais vulneráveis à síndrome da morte súbita.
A Internet (rede de computadores interligados em todo o mundo) também vai discutir a campanha contra o fumo. A intenção é trocar mensagens sobre os problemas trazidos pelo cigarro.

Endereço eletrônico:
maafilho@cat.cce.usp.br
softar.telematica@dialdata.com.br

Texto Anterior: Chuva mata pelo menos 20 em Salvador
Próximo Texto: Adolescentes fazem passeata contra INSS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.