São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagens são atração de CD sobre astronomia

AUGUSTO DAMINELLI NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O programa em CD-ROM ``Redshift" combina as características de uma enciclopédia ilustrada de astronomia com as de um planetário.
Seu interesse é para quem não é especializado na área, apesar de o nome ter um significado bastante hermético.
``Redshift" significa o deslocamento para o vermelho sofrido pela luz das galáxias, devido à expansão cósmica.
Mas não é disso que o programa trata. Seu principal atrativo são as imagens, belas e atuais, apresentando desde o Sistema Solar até nebulosas difusas e galáxias.
Ele traz imagens tomadas pelo mago da astrofotografia, David Malin, do Observatório Anglo-Australiano, pouco conhecidas entre os próprios astrônomos.
Outro aspecto que encanta é a Terra, tratada como um objeto verdadeiramente astronômico. A geografia é encarada como um tema planetário, permitindo a comparação entre os diferentes corpos do Sistema Solar.
Como planetário, ele é bom, mas não se distingue muito dos outros programas em uso. Permite que o observador se coloque em diferentes pontos de vista, passando de um referencial no solo terrestre à órbita de algum planeta.
A imagem do céu, no modo planetário, não pretende reproduzir seu aspecto visual. Ela não é bonita como a de um céu de verdade. Seu caráter é o de um mapa. Serve para guiar a exploração de objetos visíveis e invisíveis a olho nu.
Saltar de um referencial para outro, entretanto, não é uma operação banal. A enorme quantidade de botões que aparece na tela possibilita fazer muitas coisas, mas exige investimento de tempo e paciência. Os botões que permitem comandar a tela de imagens não são muito visíveis.
``Redshift" tem também um dicionário que não é completo como os publicados em papel, mas é suficiente para elucidar conceitos básicos. O dicionário está em inglês, assim como as legendas.
Isso pode restringir o uso por crianças, mas também dá a elas um dado da realidade: sem saber essa língua a gente fica por fora de muita coisa interessante que acontece no mundo.
Na hora de comprar o programa, não dispense a assistência para sua instalação. Houve dificuldades para fazer funcionar o programa em micros de duas marcas.

City Micro's: tel. (011) 872-8330; Planet Mídia, tel. (011) 288-7899, ramal 171

Texto Anterior: Comprar 486 ou Pentium
Próximo Texto: Soft auxilia trabalho de advogado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.