São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema transmite em alta velocidade

MARIA ERCILIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Guarde a sigla: vBNS. O very high speed Backbone Network Service é hoje o que a Internet era há 25 anos -um experimento high-tech subsidiado pelo governo.
O vBNS é um sistema operado pela NSF (National Science Foundation) em conjunto com a companhia telefônica MCI.
Sua prioridade é a altíssima velocidade (conexões de 155 Mbits por segundo -mais de 10 mil vezes a velocidade de transmissão de um modem de 14,4 mil bps).
Essa rede vai fazer o que está ficando impossível na Internet: somente pesquisas de ponta, interligando poderosos computadores em cinco instituições científicas norte-americanas.
As pesquisas incluem simulações em três dimensões de modelos climáticos, experimentos de biologia e astronomia e testes de novos medicamentos.
A idéia é ter um laboratório virtual com os melhores recursos de computação existentes nos EUA.
A inauguração do vBNS coincidiu com evento que passou mais ou menos despercebido: a retirada da NSFnet da Internet, em abril.
A NSFnet (rede da NSF) sustentava o principal backbone (estrutura básica para funcionamento da rede) da Internet americana. O backbone da NSFnet passou às companhias Sprint, MCI, e ANS.
(ME)

Texto Anterior: Transmissão de vídeo ainda é experimental
Próximo Texto: Usuários conversam pela rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.