São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos despertam para futuro digital

JAMES KIM
DO ``USA TODAY"

Com o fracasso de seu plano de comprar a Intuit -fabricante do programa de finanças pessoais ``Quicken"-, a Microsoft deve enfrentar mais dificuldades para se transformar no Golias do comércio eletrônico.
A recente polêmica sobre a negociação entre Microsoft e Intuit serviu, pelo menos, para despertar os bancos para seu futuro digital.
Os bancos devem pensar mais sobre como poderão oferecer facilidades como o ``home banking" (serviços bancários a domicílio por computador).
``A perspectiva da negociação Microsoft-Intuit está fazendo com que os bancos trabalhem mais rapidamente", diz Bill Bluestein, analista de mercado da empresa de pesquisas Forrester Research.
O gigante Wells Fargo Bank, da Califórnia, acaba de anunciar que seus clientes poderão verificar o extrato bancário via Internet, a maior rede de computadores do mundo. O pequeno Cardinal Bancshares, de Kentucky, também inicia a prestação de serviços via Internet.
BankAmerica e NationsBank, segundo e terceiro maiores bancos do país, anunciaram a compra da Meca Software por US$ 35 milhões.
A Meca produz o ``Managing Your Money", programa de finanças pessoais que concorre com o ``Quicken" e com o ``Money", da Microsoft. A idéia é introduzir no programa recursos para realização de ``home banking".
Por que os bancos temiam o acordo Microsoft-Intuit?
Juntas, Microsoft e Intuit poderiam transformar o ``Quicken" em padrão no mercado de serviços bancários a domicílio, como pagamento de contas por computador.
Então, a Microsoft poderia, por exemplo, cobrar uma taxa por transação realizada com o software, ganhando fortunas.
``Seria a primeira vez que uma empresa de outra área teria uma ferramenta tão poderosa para chegar aos clientes dos bancos", avalia o consultor Michael Killen.

Texto Anterior: Cai preço de discos removíveis da SyQuest; Grupo de usuários discute jogos na rede; Companhia telefônica quer ligar bibliotecas
Próximo Texto: Americano passa o tempo brincando com o micro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.