São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bósnios atacam ponto estratégico

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tropas do governo bósnio, de maioria muçulmana, estavam ontem próximas de tomar dos rebeldes sérvios o monte Ozren (no centro da Bósnia).
Autoridades sérvias afirmaram que cerca de 4.000 civis já haviam deixado a região onde estavam sendo travadas as batalhas pelo ponto estratégico.
As tropas bósnias lançaram sua ofensiva sobre o monte depois do ataque sérvio a Tuzla, que matou 68 civis na última quinta-feira.
Os combates resultaram na morte de 120 soldados sérvios, informou uma rádio bósnia.
Duas colunas de tropas rumavam para a tomada do monte. Seu encontro pode significar o isolamento da área do território controlado pelos sérvios na Bósnia.
A área do monte Orzen deve pertencer à federação de croatas e muçulmanos, segundo a proposta de paz que divide a Bósnia ao meio entre sérvios e bósnios (croatas e muçulmanos).
Em Doboj, cidade dominada pelos sérvios da Bósnia na região do monte Orzen, sirenes soaram ontem com o início de novos ataques da artilharia bósnia.
Os bósnios já tentaram retomar dois outros pontos estratégicos na região desde março passado, os montes Majevica e Vlasic.
No monte Majevica, a contra-ofensiva sérvia conseguiu repelir os ataques bósnios. Mas o monte Vlasic foi conquistado.

Texto Anterior: Britânico critica envio de tropa
Próximo Texto: Chile condena militares no caso Letelier
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.