São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Forno de preaquecimento explode na Replan

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA FOLHA SUDESTE

Um acidente ontem em um forno da Replan (Refinaria de Paulínia) impediu a retomada da produção de gasolina e de gás de cozinha, que havia sido anunciada anteontem.
A retomada da produção começaria mesmo com a manutenção da greve os petroleiros, definida em assembléia pela manhã.
Os danos causados pelo acidente impossibilitam o funcionamento da unidade de craqueamento por pelo menos 48 horas, o que deve atrasar a chegada de gasolina e gás ao consumidor, segundo Benedito Cardella, engenheiro de operações da Replan.
O acidente ocorreu às 1h30 e provocou uma hora de incêndio. Não há registros de vítimas. Segundo a refinaria, as causas ainda estão sendo apuradas. A empresa adiantou que houve falha técnica.
O presidente do Sindicato dos Petroleiros de Campinas e região, Silvio José Marques, 41, disse que o acidente aconteceu por causa do trabalho de pessoas não habilitadas. Mas confirmou que cinco operadores desistiram da greve e trabalhavam ontem na unidade.
Gustavo Paim Valença, professor de engenharia química da Unicamp, disse que há a possibilidade de o incêndio ter sido provocado pela existência de ar dentro do forno de preaquecimento.
``O forno estava fora de operação há algum tempo e o gasóleo, que estava muito quente, pode ter provocado a explosão ao entrar em contato com o ar", disse.
O coordenador da Federação Única dos Petroleiros, Antônio Carlos Spis, culpou ontem o governo pela explosão do forno.
``O governo colocou um bando de mercenários irresponsáveis para dar início às operações da refinaria só para dizer que a produção estava voltando ao normal. Esses mercenários não têm treinamento e trouxeram prejuízo à União."

Colaborou a enviada especial a Brasília

Texto Anterior: Grevistas ocupam refinaria na Bahia e param produção
Próximo Texto: Petroleiro diz que sofreu atentado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.