São Paulo, terça-feira, 6 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venenos podem deixar resíduos na fruta

CARMEM BARCELLOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As doenças e pragas que atacam a acerola estão sendo tratadas com agrotóxicos de forma clandestina, uma vez que não existe nenhum produto registrado no Ministério da Agricultura para este fim.
A informação é do pesquisador Nilton Junqueira, do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
O pesquisador afirma que os produtores estão aplicando nos pomares venenos indicados para outras culturas, como manga e tomate, cujos efeitos sobre a acerola são desconhecidos.
Para registrar o agrotóxico no Ministério da Agricultura, as indústrias precisam apresentar estudo técnico mostrando suas consequências sobre as plantas, frutos e meio ambiente.
``Como nenhuma indústria tomou essa providência, não se sabe, por exemplo, se o prazo entre a aplicação do agrotóxico e a colheita pode ser o mesmo para o tomate e a acerola", diz Junqueira.
Segundo ele, há riscos de as frutas chegarem ao consumidor com resíduos de venenos.
Junqueira indica a seleção de mudas sadias como a melhor forma de combater as doenças.
No caso das pragas, recomenda a pulverização das plantas com inseticidas naturais, como água de fumo e cebola triturada.
Com a expansão dos pomares de acerola nos últimos dois anos, várias doenças e pragas começaram a atacar as plantas.
Uma das doenças que está se tornando comum, segundo Junqueira, é o nematóide das galhas.
O problema é causado por vermes que se instalam na raiz, impedindo o crescimento da planta e deixando-a debilitada e suscetível ao ataque de outros parasitas.
Junqueira afirma que em pomares implantados com mudas contaminadas a perda das plantas pode ser quase total.

ONDE SABER MAIS:
``Receituário Caseiro: alternativas para o controle de pragas e doenças de plantas e de seus produtos", de Milton de Souza Guerra, editora Embrater. Tel. (0532) 75-1285.

Texto Anterior: EUA reduzem as compras de suco brasileiro
Próximo Texto: Gado holandês tem média de R$ 3.100
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.