São Paulo, terça-feira, 6 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretores da ABI serão primeiros a depor

DA SUCURSAL DO RIO

A Polícia Federal investiga se o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro forjou documentos com assinaturas de diretores da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) abonando pedidos de anistia e aposentadoria excepcional para jornalistas.
Dois dirigentes da ABI, Alfredo Marques Viana e José Gomes Talarico, serão os primeiros a depor no inquérito que investiga fraudes nos pedidos de anistia ao Ministério do Trabalho.
Os dois integraram a comissão que, no início do ano, concluiu não haver irregularidade nos pedidos. A condição de anistiado é exigência para a obtenção de aposentadoria excepcional no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
No caso dos jornalistas do Rio, há pedidos de aposentadoria de até R$ 7.300 mensais. Entre os suspeitos de conseguir a aposentadoria irregularmente estão o presidente do sindicato, Paulo César Rodrigues, e seu vice, Antonio Carlos Batista dos Santos.
Além de dúvidas em relação aos registros profissionais de alguns anistiados, a polícia apura se foram falsificadas assinaturas de diretores da ABI, entre eles seu presidente, Barbosa Lima Sobrinho.
Na documentação enviada pelo sindicato ao INSS do Rio, há uma lista com o nome de 16 interessados em aposentadorias assinada por Barbosa Lima Sobrinho e outros quatro diretores.
Três desses diretores afirmam não ter assinado qualquer papel em branco ou lista de pretendentes à anistia apresentada pelo sindicato.
Barbosa Lima, 98, volta a despachar hoje na sede da ABI. Ele se afastou no dia 19 de maio, magoado com ressalvas feitas pelo presidente da Comissão Fiscal, Jesus Antunes, à prestação das contas da diretoria referentes a 1994.
Barbosa Lima decidiu voltar porque, semana passada, o Conselho Administrativo aprovou uma moção de desagravo à sua gestão.

Texto Anterior: Tropas tentarão conter entrada de brasileiros
Próximo Texto: Sem-terra acampam em praça de Curitiba; Jayme Sirotsky assume vice-presidência da Fiej
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.