São Paulo, terça-feira, 6 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emprego em SP mantém-se em queda

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O nível de emprego na indústria paulista recuou pela quarta semana consecutiva, informou a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Com a demissão de 1.055 trabalhadores, o índice caiu 0,04% na quarta semana (22 a 27 de maio), em relação à semana anterior.
A taxa acumulada em maio mostra um declínio de 0,22%, significando o fechamento de 5.539 postos de trabalho pela indústria do Estado de São Paulo.
Juros
A Fiesp responsabiliza a política de juros elevados e as medidas de restrição ao crédito pela queda de 0,22% no nível de emprego.
Segundo a Fiesp, a queda da renda agrícola -que reduz as encomendas de produtos industriais para a agropecuária- e o aumento da inadimplência do consumidor e em segmentos da indústria explicam a queda da atividade industrial e do nível de emprego.
A taxa acumulada do nível de emprego no ano é positiva (1,50%), representando a contratação de 34.834 trabalhadores pela indústria paulista.
Nos últimos 12 meses, o nível de emprego também é positivo (2,90%). A indústria paulista admitiu 66.736 trabalhadores neste período.
Desempenho
A pesquisa semanal da Fiesp, realizada junto a 46 sindicatos patronais, revela que apenas cinco setores da indústria registraram desempenho positivo (contratações maiores que demissões) na quarta semana de maio.
Em dez setores, o desempenho foi negativo. Houve estabilidade em 31 setores.
Entre os setores com desempenho positivo estão artefatos de borracha (0,56%), massas alimentícias e biscoitos (0,30%) e congelados e supercongelados (0,22%).
Entre os setores que tiveram desempenho negativo estão parafusos, porcas, rebites e similares (-1.,88%), estamparia de metais (-0,63%) e curtimento de couros e peles (-0,58%).

Texto Anterior: A espada de Dâmocles
Próximo Texto: Governo argentino anuncia novo pacote
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.