São Paulo, terça-feira, 6 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição revela contraste

MARA GAMA
DA REDAÇÃO

A mostra que abre hoje é representativa. O contraste das peças é o mesmo que as vitrines das ``lojinhas de design" espalhadas pela cidade também mostram: há, pelo menos, três tipos de objetos muito diferentes sendo vendidos hoje como ``design".
Talvez seja inútil discutir a semântica, mas dá para diferenciar os produtos. Existe no Brasil uma pequena produção de desenho industrial analisado como ``design" pela mídia. Que os produtos são desenhados, não há dúvida, mas o mercado e as publicações só se atêm ao que é produzido em tiragem restrita, logo, ao que é menos industrial. No grupo de desenho industrial de verdade, inclui-se o ventilador criado por Angela Carvalho e Alexander Neumeister e grande parte da produção gráfica.
Existe também, principalmente nos protótipos de móveis, um competente artesanato, esperando para ser industrializado e, então, usado por muita gente. Cadeiras, mesas e alguns utilitários da mostra pertencem a esta categoria.
Mas peças como estas ficam sempre igualadas, nas vitrines e exposições, com artesanato puro, ainda que modernizado. Deve ser o preço de fazer desenho industrial num país sem mercado. (MG)

Texto Anterior: Mostra do Salão Internacional chega a SP
Próximo Texto: O jogo de paciência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.