São Paulo, terça-feira, 6 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ballet da Ópera de Paris vem ao país em julho

ESPECIAL PARA A FOLHA

Um grupo de 19 bailarinos do Ballet da Ópera de Paris vai se apresentar em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba, de 17 a 27 de julho. Entre eles, estarão seis estrelas: Patrick Dupond, Elizabeth Platel, Monique Loudires, Manuel Legris, Nicolas Le Riche e Jean-Yves Lormeau.
Para acertar detalhes das temporadas, está no Rio desde quarta-feira Jean-Yves Lormeau, que dança na Ópera de Paris há 23 anos. Foi ele quem escolheu os dois programas que serão apresentados. Heterogêneos, reúnem 16 peças de alguns dos melhores coreógrafos da história do balé.
As coreografias também traçam o percurso da dança desde o século passado até agora. Há por exemplo trechos de obras clássicas -como ``A Bela Adormecida", ``Don Quixote" e ``Raymonda", todas de Marius Petipa. De Serge Lifar, que marcou a primeira metade deste século, foi incluída a ``Suíte en Blanc".
O neo-clássico incomparável de Balanchine também estará presente, com ``Tchaikovsky Pas de Deux" e ``Stars and Strips". Representando a modernidade, há ``Salomé", de Maurice Béjart, além da peça ``Step Text", de Willian Forsythe, um dos melhores coreógrafos do momento.
``São programas que exaltam a arte de dançar. Nesta coleção de obras-primas será possível mostrar todos os componentes que fazem da coreografia uma obra de arte", diz Lormeau.

Texto Anterior: Evento volta a ser anual
Próximo Texto: Ciclo da Funarte discute as faces de Sade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.