São Paulo, terça-feira, 6 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o conflito da Bósnia

DA REDAÇÃO

Mantida como país único sob o comunismo, a Iugoslávia foi transformada, a partir de 1991, em cinco: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Macedônia e a própria Iugoslávia (hoje reduzida a Sérvia e Montenegro).
A rebeldia dos sérvios contra a independência de duas ex-repúblicas deflagrou sangrentas guerras civis: a da Croácia e a da Bósnia.
A Croácia declarou independência em 25 de junho de 1991. Sérvios se rebelaram e proclamaram a "República Sérvia da Krajina", que hoje controla cerca de 20% do território croata.
A Bósnia, por sua vez, proclamou independência em 1992. A guerra entre os bósnios de origem sérvia e os de origem muçulmana e croata não acabou até hoje.
Liderados pelo psiquiatra Radovan Karadzic, os bósnios de origem sérvia controlam hoje 70% do território bósnio, mas são apenas 33% da população do país.
Karadzic é acusado de ter ordenado violações de direitos humanos de muçulmanos e croatas em campos de concentração.
Os sérvios rejeitam um plano de paz que divide a Bósnia ao meio, patrocinado por EUA, Rússia, Reino Unido, Alemanha e França.
Agora, pressionam a comunidade internacional, mantendo mais de 250 reféns -entre eles dois brasileiros.

Texto Anterior: Forças sérvias isolam cidades da Bósnia
Próximo Texto: GUIA DE PRONÚNCIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.