São Paulo, terça-feira, 6 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sinal pode ser de piloto abatido

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Pentágono, quartel-general das Forças Armadas dos EUA, recebeu por 24 horas sinais de "bip" originados na Bósnia que podem ter sido enviados pelo piloto do avião F-16 derrubado na sexta-feira passada.
O general Ronald Fogleman disse que, embora os sinais sejam semelhantes aos que um aeronauta abatido transmitiria, ainda não há certeza de que eles provêm do piloto do F-16.
Todos os pilotos da Força Aérea dos EUA em missão levam em sua roupa um pequeno transmissor de rádio e são instruídos para ativá-lo em intervalos regulares de tempo para que possam ser localizados em caso de queda.
Esses aparelhos podem ser capturados por inimigos e ativados por eles para confundir os que tentam resgatar o piloto abatido, o que ocorreu com frequência durante a Guerra do Vietnã.
Por isso, Fogleman diz preferir ser prudente. Ele se declarou ``otimista" e afirmou que todos os esforços estão sendo feitos para determinar de onde vêm os "bips".
Até o final da tarde de ontem, não se sabia se o piloto do F-16 havia conseguido se ejetar do aparelho. Os sérvios da Bósnia disseram que o haviam capturado, o que não foi confirmado.

Texto Anterior: Ministros gregos negociam a libertação
Próximo Texto: Rússia reafirma intenção de vetar nova força
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.