São Paulo, sexta-feira, 9 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Esquerda' do PT racha em São Paulo

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A ala ``esquerda" do PT, que detém hoje a maioria da cúpula do partido, sofreu uma divisão.
O grupo liderado pelo deputado estadual paulista Rui Falcão, a ``Hora da Verdade", terá dois candidatos à presidência do PT paulistano no próximo dia 25.
Cândido Vaccarezza, atual presidente do diretório, é candidato à reeleição com o apoio de Falcão. Sonia Hipólito, integrante da Executiva nacional do PT, postula o mesmo cargo pela dissidência do grupo de Falcão.
O racha tem significado na direção nacional do PT, que será renovada em agosto. Falcão, vice-presidente nacional do PT, chegou ao poder em aliança com outros grupos de esquerda.
Atualmente, a ala que permanece ligada ao deputado paulista se aproxima do setor comandado por Luiz Inácio Lula da Silva, que no espectro político petista é tida como uma corrente de ``centro".
O setor dirigido por Falcão tem maioria estimada em cerca de 80% na ``Hora da Verdade" da cidade de São Paulo. O grupo contrário a Falcão é comandado por Valter Pomar, secretário de Comunicação do diretório paulista do partido.
A ala de Pomar está se aliando a um setor da extrema-esquerda do PT para tentar conquistar o diretório paulistano. ``Precisamos consolidar uma maioria à esquerda no partido", disse Pomar.
Como exemplo de atitude condenável, Pomar citou as afirmações de Lula favoráveis ao final da greve dos petroleiros. ``Fomos nós que reagimos com indignação às declarações de Lula", declarou.
A sucessão na Prefeitura de São Paulo, em 96, também está em jogo. Aloizio Mercadante é o candidato preferido de Lula e da maioria dos dirigentes do PT.
``Do ponto de vista político, a candidatura do Aloizio seria muito ruim. Ele é oscilante, desde 86 foi para a direita e se transformou no porta-voz da modernidade no PT", acha Pomar.
Mercadante não quis responder. Vaccarezza disse que posição de Pomar é isolada. ``A história não acata os que perdem e não aceitam a vontade da maioria", afirmou.
Gilmar Tatto, do grupo de ``centro" do PT, também disputa a presidência do diretório.

Texto Anterior: A conta
Próximo Texto: Polícia entra em confronto com sem-terra em PE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.