São Paulo, sexta-feira, 9 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Romário pede para não ir à Copa América

MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADO ESPECIAL À INGLATERRA

O atacante Romário, do Flamengo, deve desfalcar a seleção brasileira de futebol na Copa América, em julho, no Uruguai.
A ausência de Romário se deve a pedido seu. Inicialmente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) concordou.
A Copa América é a única competição oficial de que o Brasil participa neste ano. É a primeira desde que o país conquistou a Copa do Mundo de 94, nos EUA.
Desde então, Romário não atua pela seleção. Destaque do Mundial, ele só quer voltar a jogar pelo Brasil na Olimpíada de 96.
A comissão técnica da seleção brasileira diz publicamente que não há restrição à convocação de Romário, mas a Folha apurou que ela já não conta com o jogador.
Após uma cirurgia no joelho esquerdo, Romário deve voltar a jogar no domingo pelo Flamengo, 17 dias depois da operação.
O Torneio da Inglaterra, que a seleção disputa até domingo, é uma disputa não-oficial. Não foi organizado pela Fifa, que comanda o futebol mundial, mas por promotores particulares.
A Copa América, realizada a cada dois anos, é promovida pela Federação Sul-Americana de Futebol. É a competição mais importante entre seleções nacionais da América do Sul.
O atacante Bebeto, do clube espanhol La Coruña, deve ficar fora da Copa América. A CBF teme que seu clube não o libere. Os atacantes convocados devem ser Edmundo, Sávio, Ronaldo e Túlio.
O técnico Mario Jorge Zagalo enfrenta dificuldades para anunciar, na terça-feira, a lista de 22 jogadores que disputarão a Copa América entre 7 e 23 de julho -se o Brasil chegar à final.
Como haverá jogos do Campeonato Paulista neste período, Zagallo só pode convocar dois atletas por time daquele Estado.
Mas, caso o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, aceite o pedido dos clubes paulistas, Zagallo não convocará ninguém.
No segundo semestre, haverá eleição para a presidência da CBF. Os clubes e a Federação Paulista detêm cerca de 20% dos votos.
``O São Paulo não cederá jogadores se os outros clubes se recusarem a fazê-lo", afirmou, em Londres, o presidente são-paulino, Fernando Casal de Rey.
Ele é o chefe da delegação brasileira no Torneio da Inglaterra.
O dirigente negou que o clube tenha concedido aumento ao meia Juninho, que, na segunda-feira, reclamou do salário (cerca de US$ 12 mil mensais).
A seleção brasileira pode perder outros jogadores para a Copa América, se eles se transferirem para São Paulo.
O Palmeiras tenta às pressas recontratar o meia Edílson (Benfica, de Portugal). O São Paulo quer de volta o lateral Cafu (Zaragoza, da Espanha). Há prazo para inscrevê-los para o octogonal decisivo.
Fernando Casal de Rey procurou os jogadores Giovanni (Santos) e Rodrigo (Vitória-BA) para conversar. Alertou-os para a postura na seleção.
Os dois parecem intimidados e quase não são notados nos treinos. ``Aos poucos eles vão se soltar", afirmou Zagallo.

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Empate dará título ao Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.