São Paulo, sexta-feira, 9 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça a equipe responsável pelo resgate

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A missão de resgate de ontem é uma operação padronizada dos fuzileiros navais dos EUA (marines) conhecida como Trap (Tactical Recovery of Aircraft and Personnel ou Recuperação Tática de Aviões e Pessoal).
Ela foi executada por uma equipe da 24ª Unidade Expedicionária dos Fuzileiros Navais, sob o comando do coronel Martin Berndt, de 48 anos.
Berndt pessoalmente agarrou o capitão O'Grady e o colocou a bordo de um dos helicópteros CH-53E usados na operação logo após tê-lo visto correndo de um bosque, com um revólver na mão.
O primeiro CH-53E a tocar o solo levava os marines encarregados de dar segurança a O'Grady. O segundo, com Berndt a bordo, aterrisou 30 segundos depois, a cerca de 50 metros do local onde O'Grady estava escondido.
Dez aviões e um helicóptero de ataque davam proteção aos dois que desceram para a operação de resgate.
Além deles, aviões-radares e outros aparelhos pesados, num total de 40 aeronaves, foram usados na missão.
O treinamento das equipes encarregadas encarregadas de uma Trap como a de ontem na Bósnia leva seis meses.
A operação de ontem foi considerada um sucesso completo. Em 27 de abril de 1980, missão similar para resgatar reféns norte-americanos no Irã terminou com oito marines mortos quando dois helicópteros bateram no ar.
A 24ª Unidade Expedicionária dos Fuzileiros Navais é composta por 2.000 fuzileiros e é equipada com caças-bombardeiros Sea Harrier, helicópteros e um arsenal de armas portáteis para operações de campo, como a de ontem.
O presidente Clinton elogiou ontem os responsáveis pelo resgate: ``Eles provaram mais uma vez que nosso país tem as melhores forças armadas do mundo. Nós estamos muito orgulhosos deles".
(CELS)

Texto Anterior: Treino e kit salvam piloto
Próximo Texto: Passeata de funcionários dá apoio a Silvio Berlusconi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.