São Paulo, sábado, 10 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venezuela pede ajuda para pagar dívida

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente venezuelano, Rafael Caldera, pediu ontem compreensão e ajuda dos organismos financeiros internacionais para o pagamento da dívida externa do país, calculada em cerca de US$ 30 bilhões.
``A Venezuela está disposta a honrar seus compromissos, porém tem o direito de solicitar que os organismos financeiros internacionais se coloquem à disposição para buscar um caminho para o alívio desta carga", disse o presidente.
Ele alertou que a dívida externa tem se convertido em uma carga muito pesada para o país e que essa situação se agravará nos próximos anos, em função da redução das receitas.
Caldera mencionou que toda a receita do orçamento de 1994 está destinada a pagar a dívida, que poderá aumentar a partir de 1996.
O governo de Caldera está enfrentando uma etapa de dificuldades econômicas devido a uma série de desequilíbrios, como a redução da receita petroleira, o déficit fiscal, o estancamento econômico e a crescente inflação. Caldera decretou um controle de câmbio de divisas no ano passado para conter a fuga de capitais do país.

Texto Anterior: Chile desmente efeito negativo da Argentina
Próximo Texto: Japão baixa juros externos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.