São Paulo, sábado, 10 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção investe em atletas altas e no conjunto

DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico da seleção brasileira feminina de basquete, atual campeã do mundo, aposta em jogadoras altas para substituir a ``baixinha" Hortência (1,74 m de altura).
A seleção convocada por Miguel Ângelo da Luz para amistosos contra o Japão, preparatórios para a Olimpíada de Atlanta-96, tem média de altura de 1,80 m.
A substituta de Hortência deve ser Janeth, jogadora de 26 anos e 1,82 m.
Ela foi considerada um das cinco melhores jogadoras do Mundial da Austrália, no ano passado, ao lado da própria Hortência.
"Ela deve ser a líder do novo time", disse o técnico brasileiro.
Entre as 15 jogadoras da nova formação, 9 têm menos que 23 anos, as mais jovens são a armadora Silvinha, a ala Leila e a pivô Cíntia -todas com 20 anos.
As mais altas jogadoras são as pivôs Alessandra (1,97 m), Cíntia (1,94) e Cláudia (1,92 m).
Além da altura, a tática da equipe deve mudar. ``Vamos continuar a valorizar a posse de bola, mas agora teremos que pensar no conjunto da equipe", disse o técnico.
Ele ainda acredita que o time precise de mais jogos no exterior para se apresentar bem em Atlanta.
"As jogadoras têm que sentir a responsabilidade de estar na seleção", afirmou Miguel Ângelo.
Para ele, a saída de Hortência acontece em um momento delicado, principalmente se for confirmada a intenção de Paula, que também não pretende ir aos EUA.
"Nosso trabalho é de longo prazo e não devem acontecer cobranças agora", disse.
Valdyr Pagan, o supervisor da seleção, acredita que, com a saída de Hortência, o time perde em pontaria. ``No ataque, o basquete é um esporte de precisão, a principal qualidade dela."

Texto Anterior: Hortência, a 'rainha', diz adeus para o basquete
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.