São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalistas querem afastar líder sindical

DA SUCURSAL DO RIO

Profissionais dos principais jornais do Rio iniciaram um movimento para destituir o presidente do Sindicato de Jornalistas do Rio, Paulo Cesar Rodrigues.
Rodrigues tem 40 anos e recebe aposentadoria excepcional de R$ 3.650 mensais. Sua aposentadoria é uma das que estão sob investigação da Polícia Federal (PF).
Cerca de 40 jornalistas se reuniram anteontem à noite na sede do Sindicato dos Ferroviários e decidiram fazer um abaixo-assinado para forçar a entidade dirigida por Rodrigues a convocar uma assembléia para debater seu afastamento.
O abaixo-assinado começou a circular ontem nas redações dos jornais, rádios, TVs e assessorias de imprensa da cidade.
Trinta jornalistas do Rio já estão recebendo aposentadorias excepcionais com base na Lei de Anistia. Outros 18 estão com seus processos em fase de concessão.
Os números foram divulgados pelo superintendente do Instituto Nacional do Seguro Social no Rio, Luiz Carlos Guimarães.
Guimarães prestou depoimento ontem na PF. Afirmou que era procurado ``todos os dias" em seu gabinete por Rodrigues, que, segundo ele, sempre perguntava o motivo da demora da concessão das aposentadorias.
``Eu achava estranha aquela insistência, mas o recebia. Depois que saíram as primeiras denúncias de fraude nos jornais, ele nunca mais apareceu", disse Guimarães.
O superintendente disse que três jornalistas desistiram dos benefícios: Zuenir Ventura e Tárik de Souza, cujos processos estavam em andamento, e Teodomiro Braga, que já recebia.

Texto Anterior: Covas quer dar defesa a acusados de tortura
Próximo Texto: Comissão vai analisar registros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.