São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição em SP pode diminuir com feriado

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O feriado de hoje deve evitar a decretação de um estado de alerta em São Paulo por causa da poluição. A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) aposta na diminuição do número de veículos em circulação para melhorar a qualidade do ar.
Ontem, 3 das 25 estações medidoras da Cetesb na Grande São Paulo registravam qualidade do ar "má -Congonhas (zona sul) e Cambuci (centro), em São Paulo, e Vila Paulicéia, em São Bernardo do Campo (ABCD).
A classificação do ar é dividida em seis categorias, em ordem decrescente: boa, regular, inadequada, má, péssima e crítica.
O total de estações com qualidade do ar "inadequada subiu de 9, às 15h de anteontem, para 17 ontem. ``De maneira geral, a situação vem piorando", disse o diretor de engenharia ambiental da Cetesb, Alfred Szwarc, 42.
A cidade tem há dois dias uma concentração de monóxido de carbono e poeira que supera índices considerados aceitáveis pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
A frota de veículos é responsável por 90% da poluição em São Paulo, principalmente o monóxido de carbono. O segundo maior agente poluente, segundo a Cetesb, são as indústrias.
``Os congestionamentos tradicionais que ocorrem em véspera de feriado podem piorar a situação", disse Szwarc.
``Se não fosse o feriado, a situação poderia chegar ao alerta", disse o gerente de departamento de qualidade ambiental da Cetesb, Cláudio Darwim Alonso, 50.
No estágio de alerta, a Cetesb pode decretar feriado escolar ou restringir a circulação de carros -só veículos de placa com final ímpar circulariam, por exemplo.
Com maior poluição, é comum o surgimento de sintomas de doenças cardiovasculares e do sistema respiratório e irritação nos olhos.

Texto Anterior: Trânsito pára em São Paulo
Próximo Texto: Senado autoriza dívida de R$ 140 mi para SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.