São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
Próximo Texto | Índice

ÍNDIA

ARTHUR VERÍSSIMO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nem só de paz de espírito vive o país de Mahatma Gandhi (1869-1948), o líder nacionalista que foi profeta da não-violência.
Apesar de suas cidades sagradas, templos milenares e imensa diversidade étnico-religiosa, a Índia trava com o Paquistão uma guerra pelo controle da Caxemira.
Esse conflito, iniciado em 1947, agravou-se no último dia 11 de maio, com a destruição da mesquita de Charar-e-Sharief (a 45 km da capital, Srinagar) e de 1.800 casas.
Mas se hoje os turistas estão privados de conhecer Srinagar, o lago Dal e seus jardins mongóis, o mesmo não se pode dizer de outros lugares da Índia.
A cidade religiosa de Varanasi e o Estado do Kerala, capital mundial das especiarias, são dois exemplos. Outro é Bodhgaya, a cidade dos budistas, lugar sagrado que também guarda mistérios dignos de visita.

LEIA MAIS
Sobre a Índia nas págs. 6-2 a 6-8.

Próximo Texto: Pacotes oferecem grandes cidades como entrada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.