São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descubra em curso a França do seu sonho

SÉRGIO DÁVILA
ENVIADO ESPECIAL À FRANÇA

O ideal é ter um caso (``affaire", eles dizem) com uma francesa inteligente, bonita e rica -ou inteligente, bonito e rico, depende de sua orientação. De preferência, numa praia isolada do Pacífico.
Na provável impossibilidade, aprender francês na França é o recomendado. A fundação suíça Eurocentres tem três opções. Mais que uma escolha, cada cidade oferecida define uma personalidade.
Paris, com suas vantagens (a mais bela cidade do mundo) e desvantagens (quais mesmo?) de metrópole.
Amboise, ao sul, na beira do rio Loire, se se quer calma, Renascimento e gastronomia.
E La Rochelle, no litoral atlântico, para quem faz a linha esportiva e queimada de sol.
Coordenados pela fundação, os três cursos apresentam basicamente as mesmas coisas: 15 pessoas por sala, cinco horas de aula por dia, cinco dias por semana, ênfase na fala, na escrita e na gramática.
Nesse horário regulamentar, contam com um programa concebido pela Eurocentres, entidade fundada em 1960 e pela qual já passaram 500 mil alunos de mais de uma centena de países.
Paris, Amboise ou La Rochelle? Escolha e boas férias (``bonnes vacances", eles dizem).
Paris
O Eurocentres de Paris fica na bela Passagem Dauphine, bairro de Saint German des Prés, centro do Quartier Latin. É o pedaço dos estudantes, um dédalo de bibocas, livrarias, galerias e história.
Localizado entre os bulevares Saint Germain e Saint Michel, está a poucos minutos da cultura (museus do Louvre e D'Orsay), da religião (catedral de Notre Dame), das compras simples (loja de departamentos Samaritaine), da paisagem (Pont Neuf, sobre o Sena).
Aqui, além do básico, o aluno pode fazer cursos rápidos da língua, sempre à tarde. São específicos para literatura, economia e comércio ou turismo e hotelaria.
La Rochelle
É o mais moderno Eurocentres da França. Seu prédio foi construído há cinco anos exatamente para esse fim e tem uma bem-aparelhada ``midiateca", com a tecnologia mais recente no ensino de línguas.
Com 90 mil habitantes e servida pelo TGV (``train a grande vitesse", trem de alta velocidade), La Rochelle está a 470 km de Paris e é banhada pelo Atlântico.
Brasileiros, que de preferência gostem de esportes aquáticos, são bem-vindos na cidade. Entre as FMs locais, há até uma que só toca música do Brasil.
Amboise
Se você não sabe o que quer dizer ``oui", o Eurocentres de Amboise é seu lugar. É o único dos três que aceita inscrições de quem desconhece totalmente a língua.
Mas essa pequena cidade no coração do vale do Loire serve também para quem já tem alguma noção de francês. Considerada ``o jardim da França", é belíssima.
Tem 12 mil habitantes, fica 220 km a sudeste da capital francesa (ou 2h15 de trem) e está na ``rota dos castelos" -entre os séculos 13 e 17 vários reis ergueram suas residências de verão.

O jornalista SÉRGIO DÁVILA viajou a convite do STB (Student Travel Bureau), Maison de la France e Air France

Texto Anterior: INGLÊS NOS EUA
Próximo Texto: FRANÇA, ALEMANHA, ITÁLIA E ESPANHA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.