São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embarcadouros são utilizados para cremação

ARTHUR VERÍSSIMO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os ``gates" (embarcadouros) de Varanasi são um capítulo especial na região. Existem em torno de 70 ``gates" e apenas dois são utilizados para a cremação de corpos.
São eles os embarcadouros de Harishchandra e Smashan, sendo que um deles é um crematório elétrico e o outro utiliza um método mais antigo: piras de madeira. É estritamente proibido tirar fotos durante cerimônias de cremação de corpos.
Os principais e mais populares ``gates" são os de Dasaswameth, Manikarnika, Asi, Barnasagam e o de Panchganga.
O Dasaswameth, na realidade, é o mais popular de Varanasi. Nesse embarcadouro, massagistas oferecem seus serviços para aplicar a tradicional técnica ``ayurvédica", por preços entre US$ 5 e US$ 10.
Observar logo pela manhã, quando o Sol começa a nascer, as atividades dos moradores é uma experiência ímpar na vida do turista que visita Varanasi.
Pessoas escovando os dentes, outras mergulhando, alguns iogues fazendo suas contorções e centenas de hindus praticando suas preces matinais fazem parte da vista ao amanhecer. A imensa beleza do cenário é magnífica.
Nada melhor do que alugar um barco e percorrer o rio Ganges nas primeiras horas do dia.
Esse é um passeio que complementa as várias e fantásticas experiências vividas pelo viajante nesse ambiente milenar.
(AV)

Texto Anterior: Varanasi é o centro das peregrinações
Próximo Texto: Madre Teresa ajuda indianos desde os anos 30
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.