São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minorias vivem em situação precária

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

Diretor da IGLHRC (Comissão Internacional de Direitos Humanos de Gays e Lésbicas), o norte-americano de origem cubana Jorge Cortinas classifica de precária a situação das minorias sexuais no mundo.
Em entrevista à Folha ele disse que em alguns países islâmicos os homossexuais podem ser condenados à morte. A seguir, os principais trechos da entrevista:

Folha - Seria possível dar um panorama da situação dos direitos humanos de gays e lésbicas no mundo?
Jorge Cortinas -É difícil dar um panorama, o campo de trabalho é novo e as informações são incompletas. De um modo geral, a situação das minorias sexuais é precária em todo o mundo.
Temos muitos problemas nos países islâmicos, mas recebemos poucas informações. Sabemos que as relações homossexuais são muito comuns, mas que podem até ser punidas com a pena de morte.
Folha - E nos Estados Unidos?
Cortinas - A situação varia muito de Estado para Estado. Em alguns, como no Oregon, são proibidas as relações sexuais entre pessoas do mesmo gênero. Há também proibições a publicações de jornais ou revistas gays.
(FM)

Texto Anterior: Deputada sueca é atração
Próximo Texto: Diferentes 'categorias' comparecem ao evento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.