São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Colas' e sacos plásticos facilitam cirurgias

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Inovações técnicas como colas biológicas, telas de material orgânico e minúsculos sacos plásticos estão facilitando as cirurgias por laparoscopia.
A cola biológica substitui os tradicionais pontos em estruturas como o ovário. Ela diminui o risco de inflamação e de cicatrizes que podem causar dores e comprometer a fertilidade da mulher.
O cirurgião aplica a cola entre as duas bordas abertas do órgão e comprime o local por cerca de três minutos. A ``sutura" está feita.
A cola, uma espécie de adesivo de fibrina (substância fabricada naturalmente pelo organismo para reparação dos tecidos danificados), não provoca rejeição.
A telas de material orgânico são outro avanço que facilita a cicatrização após a cirurgia.
As pequenas telas (compostas de celulose oxidada) são colocadas em cima da área lesada durante o procedimento. O organismo acaba absorvendo a tela e evitando a formação de grandes cicatrizes.
Os sacos plásticos são acessórios que permitem a retirada, com segurança, de tecidos que poderiam contaminar o organismo.
Por exemplo, o médico corta uma área com suspeita de câncer. O tecido é colocado dentro do saquinho e é, cuidadosamente, removido. Evita-se, assim, que células doentes possam ficar livres e proliferar dentro da cavidade abdominal.
Os sacos plásticos são introduzidos e retirados com o auxílio de pinças, através de um dos trocartes (cânulas com ponta triangular) utilizados durante a laparoscopia.
Laser
O laser é outro recurso que pode ser usado em conjunto com a laparoscopia para reduzir a agressão ao organismo. O feixe direcionado de luz vai ser usado para cortar os tecidos e até mesmo para cauterizar algumas áreas.
(JB)

Texto Anterior: Cirurgia ginecológica usa método
Próximo Texto: Bancária fez cirurgia para retirar tumores do útero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.