São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente proíbe uso do termo `lepra'; O NÚMERO; A FRASE; HC estuda remédio contra obsessões; EUA testam vacina contra alergia a gatos; Exame obstétrico clássico é necessário;

JULIO ABRAMCZYK
DO RELATÓRIO SOBRE A SAÚDE DO MUNDO, 95/OMS.

Presidente proíbe uso do termo `lepra'
O presidente da República sancionou projeto de lei do médico e deputado federal Elias Murad (foto), PSDB-MG, proibindo o emprego do termo "lepra" em documentos oficiais, que será substituído por ``hanseníase".

O NÚMERO
600
... mil novos casos de hanseníase são registrados por ano no mundo, segundo o Relatório sobre a Saúde do Mundo, 95/OMS (Organização Mundial da Saúde).

A FRASE
``No fim do século 20, poderemos viver sem poliomielite e sem novos casos de hanseníase."
HC estuda remédio contra obsessões
O Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas estuda remédio para pacientes obsessivos, que têm manias. Luiz Armando de Araújo, coordenador da pesquisa, diz que a medicação melhora os sintomas em até 75% a 85% dos casos. Interessados devem ligar para (011) 853-5032.

EUA testam vacina contra alergia a gatos
A companhia ImmunoLogic desenvolveu vacina que previne rinite alérgica ou asma. Em testes iniciais, a vacina diminuiu os sintomas em 87% dos voluntários que receberam altas doses do imunizante e em 75% nos que receberam pequenas doses.

Exame obstétrico clássico é necessário
O ultra-som não deve ser usado sem critério na obstetrícia. A afirmação é de Pedro Paulo Roque Monteleone, professor adjunto de obstetrícia da Escola Paulista de Medicina. Para ele, o exame clássico está sendo substituído pela impressão de que o ultra-som dará o diagnóstico completo.

Texto Anterior: Bancária fez cirurgia para retirar tumores do útero
Próximo Texto: Mágico americano desmascara curandeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.