São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metade dos paulistanos não acompanha o Paulista-95

DA REPORTAGEM LOCAL

Quase a metade dos paulistanos ignora a existência do Campeonato Paulista de futebol.
Segundo pesquisa Datafolha, realizada no último dia 9, 46% das pessoas que torcem por algum clube não sabem ou não se lembram de que competições seus times participam atualmente.
O dado é impressionante, pois nada menos do que 240 jogos, boa parte deles transmitidos pela TV, foram disputados na primeira fase do Paulista.
A situação piora quando são feitas perguntas específicas sobre o andamento do campeonato.
Mais da metade dos entrevistados (64%), não soube dizer quantos pontos seus times tinham no torneio -naquela data, o campeonato ainda vivia a sua primeira fase.
E apenas 14% acertaram os totais de seus clubes na tabela, enquanto 21% erraram.
Outro dado revelado na pesquisa confirma o desinteresse. Apenas 29% dos entrevistados souberam dizer quem eram os artilheiros de suas equipes, sendo que 15% erraram ao responder.
Já 57% assumiram que não se lembravam ou não sabiam quem eram os jogadores que mais marcaram por suas equipes.
A divisão dos dados por torcedores de cada clube também mostrou números interessantes e, em alguns casos, refletiu a situação particular dos times.
*Corintianos: apesar de serem os mais frequentes nos estádios -o clube tem a melhor média de público, 12.294- apenas 26% dos corintianos acertaram o nome do artilheiro de sua equipe.
O fato de a artilharia do time ter sido, neste campeonato, pulverizada entre vários jogadores parece ter dificultado a memorização.
*São-paulinos: foram os que mais acertaram o artilheiro do clube (35% de respostas certas).
Neste caso, o número mostra que ficou mais definida a figura do goleador entre os são-paulinos. Afinal, o atacante Bentinho é o artilheiro isolado não só da equipe do Morumbi, como também do campeonato.
*Palmeirenses: tiveram o pior desempenho no item resposta correta, apenas 28%. Foram também os que mais assumiram sua ignorância sobre o assunto (65%).
*Santistas: foram os mais ``orgulhosos". Apenas 42% não arriscaram dizer o nome do artilheiro. Em compensação, foram os que mais erraram (27%).
O Datafolha ouviu 1.070 pessoas na cidade de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Texto Anterior: Desempenho santista piora
Próximo Texto: Torcedor palmeirense deixa de ir a estádios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.