São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM FOI HANNAH ARENDT

DA REDAÇÃO

Hannah Arendt nasceu em Hannover, na Alemanha, em 1906, numa família originária de Koenigsberg (na Prússia Oriental), e cedo começou a se interessar por filosofia, teologia e literatura grega.
Hannah Arendt continuou seus estudos de filosofia em Heidelberg, com Karl Jaspers, que orientou sua tese de doutorado sobre "O Conceito de Amor em Santo Agostinho".
No início dos anos 30, morou em Berlim com seu primeiro marido e participou de atividades políticas do movimento sionista. Em 1933, foi presa e fugiu para a França, onde viveu até 1941.
Neste período, conheceu seu segundo marido, Heinrich Bluscher, e manteve amizade com outros refugiados que viviam em Paris, especialmente Walter Benjamin. Em 1941, após escapar de um campo de refugiados no sul da França, conseguiu chegar a Nova York, onde se instalou definitivamente.
Nos anos 40, nos EUA, acompanhou os acontecimentos na Europa e preparou "As Origens do Totalitarismo", publicado em 1951. Ao longo da década seguinte e na primeira metade dos anos 60, publicou a parte mais importante da sua obra: "A Condição Humana", "Entre o Passado e o Futuro", "Sobre a Revolução", "Eichmann em Jerusalém" e "Sobre a Violência".
Durante toda a vida, Hannah Arendt manteve atividade docente nos Estados Unidos, sobretudo em Nova York. Quando morreu, em 1975, pesquisava a obra de Kant, onde esperava encontrar subsídios para elaborar sua teoria do juízo.
O material relativo a este assunto foi recolhido postumamente em "Lições sobre a Filosofia Política de Kant".

Texto Anterior: DUAS AMIGAS
Próximo Texto: QUEM FOI MCCARTHY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.