São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Irmãos Coragem" tem final incerto

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

A novela das 18h da Rede Globo, ``Irmãos Coragem", entra em sua fase final sem que se saiba o quanto será mantido do desfecho da primeira versão da trama, que foi ao ar em 1970.
A maior expectativa fica por conta do destino reservado ao casal Jerônimo Coragem (Ilya São Paulo) e Potira (Dira Paes).
Tudo porque Marcílio Marques, escritor da segunda versão da novela de Janete Clair, prometeu ``uma surpresa" no último capítulo (155), que vai ao ar no dia 30 de junho.
Na primeira versão, Jerônimo atira acidentalmente em sua ex-mulher, Lídia, e foge com a índia Potira. O casal acaba morto pela polícia.
Semana passada, corria na Globo a versão de que a surpresa anunciada por Marques era um final feliz para Jerônimo e Potira. O autor negou à Folha este desfecho.
Na mesma linha, o dramaturgo Dias Gomes (que adaptou os 20 primeiros capítulos do original de sua mulher, Janete Clair) afirmou: ``O final (de Jerônimo e Potira) vai ser respeitado".
O que mudará é o destino do vilão Pedro Barros: na primeira versão, após perder a mulher, a fortuna e o poder, ele provocava um incêndio na cidade de Coroado e acabava morrendo queimado.
Agora, o coronel enlouquece, mas não morre, terminando com a mulher Estela (Eliane Giardini).
O filho bastardo do coronel, Juca Cipó, fica rico ao salvar parte de seus bens. Antes, era preso e declarado incapaz mentalmente.
O jogador de futebol Duda Coragem (Marcos Winter), ajuda seu irmão João a recuperar seu valioso diamante e, no final, vai jogar na Europa, levando a mulher Ritinha (Gabriela Duarte) e a filha.
Na primeira versão, saía no meio da novela para jogar futebol em São Paulo.
Após amargar baixos índices de audiência e mudar de direção, a novela termina com média de 37 pontos e um esperado final feliz para João Coragem (Marcos Palmeira) e Lara (Letícia Sabatella).
O garimpeiro recupera seu diamante, que fora roubado, e volta às boas com sua mulher, Lara, curada de sua esquizofrenia graças a uma cirurgia no cérebro.

Texto Anterior: Migliaccio desenha nas horas vagas
Próximo Texto: TVA passa a distribuir em julho canal dedicado à música country
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.