São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonho do ator é envelhecer no palco

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

``Optei pela televisão porque quero envelhecer com dignidade no teatro." A frase de Luís Melo, aparentemente paradoxal, encerrou a discussão em que o ator se meteu quando contou para Antunes Filho que aceitara protagonizar ``Cara & Coroa".
Diante da notícia, o diretor se irritou: ``Você acha, Luís, que vai fazer algo que preste na Globo? Quer me matar do coração? Novela é muito superficial, um negócio de mau gosto. Vocês ficam fantasiando que, na televisão, poderão ajudar o povo brasileiro, a `curtura' nacional. Bobagem, rapaz, tremenda bobagem."
Foi, então, que o ator mencionou o desejo de envelhecer dignamente nos palcos -``interpretando papéis desafiadores, pesquisando novas linguagens dramatúrgicas".
``Como conseguirei, se continuar resistindo à televisão? Os colegas me respeitam, a crítica me respeita, mas o grande público e os empresários que patrocinam espetáculos teatrais não me conhecem. Preciso usar as novelas como vitrine."
``Amanhã ou depois, o Antunes se enche da minha cara e me dispensa. O que vou fazer? Viver dos elogios passados? Invocar os nomes célebres com quem trabalhei? Não, terei que apelar apenas para o meu nome."
Luís Melo diz que começou a pensar assim há pouco tempo -``talvez porque esteja próximo dos 40 anos".
``Um dia, me espantei com uma prática comum no meio teatral: doar dinheiro para atores mais velhos que necessitam de tratamento médico, de uma cirurgia urgente."
``Foi um susto. Lembrei que aqueles colegas idosos já brilharam nos palcos, já me emocionaram muito, mas insistiram em rejeitar a mídia, a comunicação de massa. Acabaram perdendo espaço. Não têm dinheiro nem para cuidar do corpo ou da voz, as ferramentas básicas de um artista."
Salário
Com a novela da Globo, os rendimentos mensais de Luís Melo deverão aumentar ``umas dez vezes". O ator, porém, não revela exatamente quanto receberá na emissora.
O diretor de ``Cara & Coroa", Wolf Maya, também evita dar informações precisas sobre o assunto. ``Luís é um profissional de primeira linha. Vai ganhar o que merece."
Hoje a Globo costuma pagar para os protagonistas de novelas algo entre R$ 10 mil e R$ 15 mil por mês.
No teatro, Melo não tem salário fixo -recebe uma porcentagem sobre a bilheteria de cada espetáculo.
``Se vou comprar eletrodomésticos com o dinheiro da Globo? Esqueça. Tenho outros sonhos de consumo. Gosto de livros, discos, viagens, um bom vinho. O Antunes falou aquilo porque é muito emocional, muito impulsivo, uma criança. Tem ciúme de mim, mas não admite."
``Faço gozação mesmo", insiste o diretor. ``A mim, cabe gozar. Aos outros, dizer que estou enciumado. É apenas um jogo, uma brincadeira saudável."
A atriz Fernanda Montenegro -diva do teatro brasileiro, com passagens memoráveis pela televisão- entendeu o jogo logo de cara. Quando leu nos jornais as primeiras reclamações de Antunes Filho sobre a opção de Luís Melo, tratou de enviar um presente para o diretor.
``A danada me mandou um eletrodoméstico." Mais precisamente, uma centrífuga -que espreme, suga, tritura e depois joga o bagaço fora.

Texto Anterior: Cansado de viver com dinheiro contado, Luís Melo fará novela
Próximo Texto: Em "Cara & Coroa", Melo enfrentará Victor Fasano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.